# 05 A TRAJETÓRIA DE GEORGE HARRISON NOS BEATLES

George Harrison nasceu e cresceu na Liverpool pós-guerra. Apesar de mais novo que Paul eles estudavam na mesma escola e ficaram amigos quando descobriram a paixão comum pela música.

10/9/20234 min read

George Harrison nasceu e cresceu na Liverpool pós-guerra. Apesar de mais novo que Paul eles estudavam na mesma escola e ficaram amigos quando descobriram a paixão comum pela música. George tornou-se parte do Beatles quando eles ainda eram uma banda de skiffle chamada The Quarrymen. Foi Paul quem falou a Lennon de seu amigo George Harrison, que sabia tocar guitarra melhor do que os dois. Num encontro organizado por McCartney no andar de cima de um double-deck Bus, George tocou o solo de guitarra da música "Raunchy" o que deixou John impressionado e o fez membro da banda.

Em 1960 eles foram para Hamburgo tocar no clube Kaiserkeller. As longas horas improvisando no palco, assim como as aulas de guitarra que recebeu de Tony Sheridan moldaram a base de seu som dando-lhe grande habilidade como guitarrista. A primeira turnê em Hamburgo acabou prematuramente quando Harrison foi dedurado e deportado por ser jovem demais para trabalhar em boates.[36] Quando Brian Epstein se tornou agente do grupo em 1961, ele obteve um contrato de gravação com a EMI.[37] O primeiro single da banda, "Love Me Do" foi um sucesso na Inglaterra e, quando seu álbum de estreia, Please Please Me, foi lançado em 63, a Beatlemania já havia estourado. Já no segundo álbum, With the Beatles , a primeira composição de George apareceria. Ela se chamava "Don't Bother Me".

Em meio aos incontáveis shows, eventos promocionais e na loucura da BeatleMania, John, Paul e George ainda encontravam tempo para compor. John e Paul compunham juntos há anos, tendo à princípio, uma produção mais constante e aprimorada do que George. Apesar da notável melhora que George apresentava, realmente não era fácil encontrar espaço para expor seu trabalho. A história mostrou que a dupla Lennon/McCartney iria se tornar os maiores compositores do século.

Embora a maioria das canções da banda fossem escrita pela dupla de John e Paul, a partir de 1965 todos os álbuns dos Beatles continham, pelo menos, duas composições de George. Que foram se tornando cada vez mais presentes e importantes nos álbuns, a ponto de muitas vezes se destacarem mais do que as canções de seus parceiros.

Durante a turnê dos Beatles nos USA em 1965, David Crosby, amigo de Harrison e membro dos The Byrds, apresentou a ele a música indiana e ao maestro de cítara Ravi Shankar. A musica indiana teve um papel fundamental na evolução musical e espiritual de George, o que ficou evidente em toda a obra dos Beatles.

Harrison se casou com a modelo Pattie Boyd em janeiro de 66, em meio as gravações do Album Revolver tendo Paul McCartney como seu padrinho. Eles se conheceram em 64, durante a produção do filme A Hard Day's Night, no qual ela era figurante. Anos mais tarde Paty viria a se casar com Eric Clapton, grande amigo de George, numa história que contarei em um outro vídeo.

A partir do álbum Sgt Peppers, que até hoje é considerado o maior álbum de Rock de todos os tempos, a frustração de George por não encontrar espaço para suas canções foi aumentando progressivamente. Some-se a isso as constantes tentativas de Paul em assumir as rédeas criativas do grupo, principalmente porque John cada vez mais se afastava, tanto pelo abuso de drogas, como pela obsessão por Yoko. Em contra-partida George ia acumulando uma quantidade significativa de material de altíssima qualidade que um dia viria a ser seu primeiro trabalho solo.

Durante as gravações de Let it Be George surtou. Frustrado com as intermináveis seções de gravação, com o afastamento criativo de Lennon e com a postura dominadora de McCartney, ele saiu da banda de uma vez, mas concordou em voltar duas semanas depois.

Porém a banda não duraria muito tempo...em um ano os Beatles gravaram seu último álbum, a Obra Prima Abbey Road, onde George pode mostrar, com musicas como Here Comes the Sun e Something, o monumental compositor em que ele havia se transformado.

Para se ter uma idéia da grandeza de George como compositor e como ela pode ser comparada à genialidade de Lennon e Mccartney, Something é a 2ª música mais regravada na História, perdendo apenas para Yesterday de McCartney.

Frank Sinatra não se cansava de dizer que Something era a música de amor mais bonita de todos os tempos. Sua favorita.

Além das músicas já citadas, George contribuiu para o extenso catálogo dos Beatles com canções como While My Guitar Gently Weeps, I Need You, Taxman, I Want To Tell You, entre outras. E ao deixar os Beatles, lançou seu primeiro álbum solo, o aclamado All Things Must Past, que permanece até hoje como o álbum solo mais bem sucedido de um Ex-Beatle. Sua quantidade de musicas acumuladas era tão grande que este álbum teve de ser triplo, o que a principio gerou muitos questionamentos. George estava certo, mais uma vez.

Se você quer conhecer um pouco mais da vida e da obra desse gênio, existe um documentário chamado George Harrison: Living in the Material World, dirigido por Martin Scorsese, que está disponivel aqui no YT e é muito bacana de se ver. Ou então busque estas músicas que mencionei neste vídeo e você não vai se arrepender.

Num próximo texto falarei da vida de George fora dos Beatles, seus álbuns solo, a formação quase sem querer da primeira super-banda da história o Traveling Willburies, seu novo casamento, seu filho, o atentado em sua casa e muito mais.